Como dar nó no lenço de gaúcho: confira o passo a passo simples
Tem acessórios que são mais do que um enfeite, eles contam uma história e carregam um significado. Sem sombra de dúvidas, esse é o caso do lenço de gaúcho.
Para nós, da Maragata, que vivemos e respiramos essa cultura, falar sobre como dar nó no lenço de gaúcho é falar sobre identidade, paixão e conexão com nossas raízes.
Essa é uma daquelas tradições que sentimos o maior orgulho de manter viva, seja no campo ou trazendo um toque mais moderno para o cenário da cidade.
Ao longo deste conteúdo, com alguns passos simples, você vai descobrir a técnica de como dar nó no lenço de gaúcho e mergulhar na história desse acessório tão especial. Continue conosco e aproveite a leitura!
Qual é a história e o significado cultural que o lenço de gaúcho carrega?
Apesar de sua beleza, assim como a bombacha, o lenço de gaúcho nasceu para ser útil mais do que qualquer outra coisa. Ele era o parceiro inseparável de quem estava na lida diária, protegendo do frio, do vento cortante e da poeira.
Mas, como tudo que tem alma e se entrelaça na vida de um pouco, ele foi ganhando outros significados e posteriormente serviu como identificação política em uma revolução.
Essa história fascinante, confere um profundo simbolismo às suas cores, remonta à Revolução Federalista (1893-1895), um conflito civil ocorrido no Rio Grande do Sul. Naquele período turbulento, a cor do lenço no pescoço dizia claramente de que lado o combatente estava:
Vermelho
Usado pelos Maragatos, que eram os federalistas e defendiam maior autonomia para os estados, muitas vezes em oposição ao governo central.
Branco
Utilizado pelos Chimangos, que eram os republicanos e apoiavam o governo federalista vigente.
Hoje, felizmente, essa divisão política ficou nos livros de história. No entanto, usar o lenço com suas cores e nós característicos continua sendo uma forma poderosa de se posicionar como alguém que valoriza suas raízes.
E, claro, tem orgulho de onde veio e se conecta com a vasta herança cultural dos povos gaúchos do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
Como escolher um lenço de gaúcho para usar?
Escolher um lenço de gaúcho é pensar na ocasião, no seu estado de espírito e na mensagem que se deseja passar.
Lenço vermelho
Embora o lenço vermelho seja carregado de história e simbolismo dos Maragatos na Revolução Federalista, hoje, ele transmite uma mensagem de força, paixão e orgulho.
Digamos que usar um lenço vermelho é para quem não tem medo de marcar presença e valorizar sua identidade.
Lenço branco
Ligado aos Chimangos na Revolução Federalista, este lenço é pura elegância, sendo mais discreto.
Ele representa a paz, a serenidade e a tradição. Combina com absolutamente tudo e é ideal para quem busca um visual mais sóbrio e clássico.
A evolução da tradição
Como a tradição é viva, ela evolui. Atualmente, vemos uma paleta de cores muito mais ampla, também modelos estampados com figuras do universo gaúcho. Isso permite que homens e mulheres expressem sua personalidade e criem combinações únicas, mostrando que a cultura gaúcha dialoga, sim, com a moda atual.
A escolha dos tecidos
A seda e o cetim são tecidos nobres por excelência. O toque é macio, o brilho é sutil e o caimento é impecável, permitindo que o nó se ajuste com uma perfeição única.
Eles são ideais para festas tradicionalistas, rodeios, eventos sociais ou qualquer evento em que você queira um visual que celebre a sua identidade com sofisticação.
O tamanho
O clássico formato quadrado de tamanho médio é o mais versátil (90 cm x 90 cm). Ele tem a medida perfeita para a dobra em triângulo e para fazer o nó tradicional com perfeição, resultando em pontas com um bom comprimento e um nó de volume equilibrado.
Com certeza, é o tamanho ideal para quem está aprendendo como dar nó no lenço de gaúcho.
Passo a passo de como dar nó no lenço de gaúcho
Chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como dar nó no lenço de gaúcho. Pode parecer complicado no início, mas é só uma questão de pegar o jeito. Depois que você aprende, faz no automático.
Faça uma espécie de fita
Estenda o lenço sobre uma superfície plana. Na borda superior, crie uma primeira dobra com cerca de quatro dedos de largura (aproximadamente 5 cm).
Agora, traga a ponta principal do lenço, aquela que forma um grande triângulo, para cima, até que sua extremidade toque suavemente a base da dobra que você acabou de criar.
A partir da base do lenço, comece a subir. Faça uma dobra larga, com cerca de um palmo (uns 10 cm), em direção à parte superior.
Sobre essa dobra larga, faça uma última dobra, mais fina (com os mesmos quatro dedos do início), para arrematar. Por fim, a parte superior e a inferior devem se encontrar e se sobrepor.
Ajeitando no pescoço
Jogue o lenço sobre os ombros.
O primeiro cruzamento
Cruze as duas pontas da frente, uma sobre a outra. A que estava na sua mão direita, por exemplo, passa por cima da esquerda.
A laçada principal
A ponta que você acabou de passar por cima vai agora entrar no espaço entre o lenço e seu pescoço, de baixo para cima.
A “argola”
Com essa mesma ponta, forme uma pequena argola sobre a outra ponta, que ficou esticada.
A finalização
Pegue a ponta que estava reta e passe-a por dentro da argola que você criou.
O ajuste de mestre
Agora, puxe as duas pontas com delicadeza para firmar o nó. O segredo está no ajuste final. Você deve ajeitar o nó para que fique centralizado e confortável, nem muito apertado, nem muito frouxo.
Duas formas de amarrações para variar
Depois que você dominar o nó tradicional, pode começar a explorar como dar nó no lenço de gaúcho de diferentes formas, adaptando a amarração para as mais diversas ocasiões.
Nó ginete ou pachola
Dobre o lenço, posicione sobre os ombros e traga as duas pontas para a frente. Cruze a ponta direita sobre a esquerda.
Depois, passe a ponta direita (que está por cima) por baixo e para cima, saindo pelo vão do pescoço, como no nó tradicional.
Agora, pegue essa mesma ponta. Ao invés de passá-la inteira para finalizar o nó, dobre-a ao meio, formando uma “alça”.
Passe essa alça por dentro da laçada que se formou. Puxe a outra ponta (a que ficou reta) para apertar o nó. A alça que você criou será sua “ponta de desarme”. Para soltar tudo, basta puxá-la com firmeza.
Nó namorado
Tradicionalmente, este nó permite expressar um recado sutil sobre seu estado de relacionamento.
Para quem deseja indicar “coração disponível”: Após fazer o nó tradicional, use os dedos polegar e indicador para gentilmente afrouxar o corpo do nó. Crie um pequeno espaço visível, deixando-o com um aspecto mais relaxado e frouxo.
Para quem busca transmitir a mensagem de que seu coração já tem dono: Após o nó tradicional, simplesmente puxe as duas pontas com firmeza. Assegure-se de que ele fique justo ao pescoço e sem nenhuma folga.
Quando e como usar seu lenço de gaúcho?
A verdade é que não existe uma regra, tudo depende do seu estilo e da mensagem que deseja transmitir. Sendo assim, o lenço de gaúcho pode te acompanhar nos mais diversos espaços.
Na Semana Farroupilha, nas festas tradicionais e em rodeios, ele é praticamente o uniforme do nosso orgulho.
Mas seu uso não se limita a esses eventos! Nada como andar por aí com um visual autêntico, que celebra as suas raízes, honra a sua história e homenageia a tradição em qualquer dia.
Dicas para combinar
Se a camisa, blusa ou casaco for liso, o lenço pode ser o ponto de cor e destaque do seu look. Se a camisa for estampada, como um xadrez ou uma padronagem, escolha um lenço de uma cor que “converse” com a estampa.
Pense que o lenço estará em uma região importante do seu corpo e deixe que os outros acessórios, como cinto e botas, complementem o visual sem brigar pela atenção, mantendo a elegância.
Na Maragata, acreditamos que dominar a arte de como dar nó no lenço de gaúcho é descobrir uma nova forma de expressar sua força, seu estilo e sua história.
Depois de chegar até aqui, o que você acha de explorar outros conteúdos do nosso blog? Desbrave os nossos artigos!






